sábado, 28 de agosto de 2010

NOME DE MOÇA

Eu estava tentando ler mais um livro quando fui interrompido por uma sequência de nomes aleatórios. A princípio, ignorar foi minha atitude. Afinal, minha leitura me confiava uma ocupação mais interessante.

Estela
Vitória
Angelina
Sol
Felícia
Raquel

Novamente, estava eu desacordado da história pela mesma voz que - incansavelmente - permanecia ao acaso citando nomes em voz alta. Mais uma vez eu maldisse a irritante proximidade de nossas casas e o inconveniente posicionamento da minha janela - justo de frente para a sala alheia. Em especial, essa noite eu senti que meus vizinhos moravam dentro da minha casa. Até a música que eles ouviam eu ouvia também. Sem falar na chuva de nomes que até agora não acabara. O que seria aquilo, meu Deus? Uma chamada oral num convento?
Anita
Gisele
Soraia
Denise
Flora
Catarina

Não teve jeito. Uma vez que nem ler eu podia mais, senti vontade de escutar minhas músicas. Baixinho, claro. Só para mim. A final de contas, eu não iria "jogar na mesma moeda". Eis que a situação incômoda estava me enlouquecendo. Agradeci por estar tentando ler, e não dormir. Porque se assim o fosse, minha ira seria maior. Eu só queria, por tudo o que houvesse de mais sagrado, parar de ouvir aquilo.

Pedrita
Elis
Ceci
Vanice
Gil
Beatrix

Vencido pelo cansaço e confiante na esperança de que em alguma hora aquele casal iria dormir, comecei a tentar entender o que realmente eles estavam fazendo. Nunca pensei que existissem tantos nomes no mundo. Conheci uns 15 ou mais que jamais ouvira na vida. É, a tortura estava se tornando um aprendizado.

Tainá
Lia
Bianca
Marina
Ana
Carol

Ocorreu-me, finalmente, o óbvio. Apenas uma pessoa tão lerda como eu teria demorado tanto para compreender a situação. Lembrei-me de que minha vizinha estava do alto de seus alguns meses de gravidez. Logo, aquela enxurrada de nomes nada mais era do que sugestão. Senti uma ponta de remorso por ter desejado que ela se calasse. Portanto, numa tentativa de compensar minha incompreensão, pousei o livro de lado e me envolvi com a escolha de um nome apropriado à criança. Eu estava me redimindo.

Lívia
Elba
Aline
Juliana
Mangna
Penélope

Jamais saberá o casal que uma pessoa tão insignificante em suas vidas (como eu) participou de um momento tão importante quanto aquele. Passei a ouvir atentamente cada opção. Descartei todos os nomes compostos por achá-los populares e horrorosos demais. Visualizei a criança na escola sendo chamada por colegas impertinentes pelos apelidos que seu nome era capar de sugerir. Resultado: risquei da lista várias outras opções.

Isabel
Ruth
Diana
Eva
Helena
Salma

Depois que eu abracei a causa, logo logo a futura mãe esgotou suas sugestões. Ainda pude ouvi-la perguntar ao seu companheiro se este tinha alguma preferência pela origem do nome da futura filha. O pai respondeu que simpatizava com a raiz latina - e eu não pude deixar de concordar com o Sr. Meu Vizinho. Pouco tempo depois, alguns nomes latinos apareceram. Meu trabalho estava concluído. Senti que um daqueles, em especial, fizera toda a diferença. Agarrei-me a ele com todas as minhas forças.

Alice

Naquela noite fui dormir pensando na minha capacidade de mergulhar de uma ficção em outra - sendo ambas completamente alheias a mim.

4 comentários:

FRANCO, Murilo disse...

Ok, descobri que ALICE não é de origem latina, e sim GREGA.

Enfim, foi culpa da minha vizinha, HAHA.

Vanessa Isis disse...

Tanto faz pra mim se é latino, grego, alemão, japonês... enfim, rs. Eu gostei muito desse texto, sério. Ele é meu favorito agora. Fiquei arrepiada lendo, como se fosse uma coisa de vida ou morte, acho que sou meia louca mesmo, kkkk

Olha, cara, muito obrigada por não ficar com raiva de mim por causa da música. Eu sei que ela é sua, juro que não quero roubar, só peguei emprestada mesmo. HAHAHAHA

Vê se aparece aqui em casa, estamos fazendo maratona de filmes. Agora eu descobri que sou cinéfila e que não nasci pra estudar Direito Constitucional.
(Lê-se: venha pra cá, que eu me entreguei à vadiagem, só vivo em frente a uma tevê e não tenho futuro mesmo, então não vou estudar porra nenhuma)

bjsmil

Patrícia Rebeca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia Rebeca disse...

Gostei demais cara, agora eu li, rs;
Tbm na tua casa ninguém vive em paz, aushuahds..
é geladeira falante é filtro falante e cachorros de vizinhos, e até vizinhos. Enfim..