segunda-feira, 19 de julho de 2010

LARANJEIRAS

O telhado do muro lá de casa era repleto de cascas de laranja. Todas elas eram diariamente atiradas por mim e pelas mãos de minhas irmãs. Nós seguíamos várias simpatias, sobretudo as de adivinhação - arremessar cascas de laranja no telhado era uma delas.

A verdade é que todas nós éramos loucas por um casamento. E essa brincadeira amenizava nossas incertezas. Trabalhando com o tempo, era ela bem precisa.

Tínhamos três oportunidades de lançamento.

Caso a casca ficasse retida nas madeiras do telhado no primeiro arremesso - felizmente, o casamento além de certo, estava próximo. As que conseguiam esse feito - de tão realizadas com o resultado - saíam da brincadeira a fim de pensar e repensar nos bordados do enxoval, e nos nomes das futuras crias.

Perdida a chance do primeiro lançamento, qualquer uma se agarrava aos santos e torcia para que a casca finalmente se prendesse ao telhado nessa segunda oportunidade. Se assim se fizesse, o casamento era um tanto quanto incerto, porém, a perseverança e a fé talvez mudassem essa sentença. Apertávamos as cascas entre os dedos e que fosse feito o que Deus quisesse!

Desconsoladas, as que perdiam as duas primeiras chances, nem precisavam mais atirar casca em canto algum. Apenas encontravam motivação pra viver defendendo que os lançamentos anteriores não estavam valendo. E que o vento ou alguma invejosa atrapalhara todo o processo. Ninguém queria ficar descasada.

Muitas cascas foram atiradas e muitos anos vieram. Todas saímos de casa e nos espalhamos pelo mundo. Tornamo-nos adultas, mulheres de fato. Esposas, mães, tias e avós. Muitas casaram-se, outras até [re]casaram e há aquelas que perderam as duas primeiras oportunidades nos lançamentos da vida. Algumas também se foram.

Hoje, segurando minha filha pela mão, não pude deixar de passar pela antiga rua e parar de frente àquela antiga casa. Encostar uma mão no portão e sentir o perfume de laranja emanando daquele passado.

3 comentários:

Vanessa Isis disse...

I loveeeed!

Darlan disse...

Texto muito bonito, cheio de imagens que remetem a um bucolismo gostoso. Parabéns pelo txto, pela sutileza.

Patrícia Rebeca disse...

- Baseada em fatoss reais :x

Gosteeei, caraa!! E eu li, viss? rs